CATEGORIA DAS DEFICIÊNCIAS
1 – Múltipla
· Associação de duas ou mais deficiências (http://portal.saude.gov.br).
· Não tem uma classificação específica na CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde), da Organização Mundial da Saúde.
· Usa-se a classificação de cada deficiência, caso tenha.
2 – Cegueira
· Classificação na CID: H54 - Cegueira e visão subnormal e subclassificações que vão de H54.0 à H54.7
3 – Baixa Visão
· Classificação na CID: H54 - Cegueira e visão subnormal e subclassificações que vão de H54.0 à H54.7
4 – Surdez Severa ou Profunda
· Classificação CID: H90- Perda de audição por transtorno de condução e/ou neurosensorial - e subcategorias, H91 – Outras perdas de audição - e subcategorias, H93 – Outros transtornos do ouvido – e subcategorias.
· O Portal da Saúde do governo federal (http://portal.saude.gov.br) refere-se à deficiência auditiva que é caracterizada pela perda parcial ou total das possibilidades auditivas sonoras, variando de gruas e níveis na forma seguinte:
a) de 25 a 40 decibéis (db) surdez leve;
b) de 41 a 55 db surdez moderada;
c) de 56 a 70 db surdez acentuada;
d) de 71 a 90 db surdez severa;
e) acima de 91 db surdez profunda; e
f) anacusia
5 – Surdez Leve ou Moderada
· Classificação na CID: H90- Perda de audição por transtorno de condução e/ou neurosensorial - e subcategorias, H91 – Outras perdas de audição - e subcategorias, H93 – Outros transtornos do ouvido – e subcategorias.
· O Portal da Saúde do governo federal (http://portal.saude.gov.br) refere-se à deficiência auditiva que é caracterizada pela perda parcial ou total das possibilidades auditivas sonoras, variando de gruas e níveis na forma seguinte:
a) de 25 a 40 decibéis (db) surdez leve;
b) de 41 a 55 db surdez moderada;
c) de 56 a 70 db surdez acentuada;
d) de 71 a 90 db surdez severa;
e) acima de 91 db surdez profunda; e
f) anacusia
6 – Surdocegueira
· Indivíduos surdocegos devem ser definidos como aqueles que têm uma perda substancial de visão e audição de tal forma que a combinação das duas deficiências cause extrema dificuldade na conquista de metas educacionais, vocacionais, de lazer e sociais (Instituto Benjamin Constant, Ministério da Educação - http://www.ibc.gov.br/?itemid=98)
· Não há necessariamente uma perda total dos dois sentidos (http://saci.org.br/?modulo=akemi¶metro=1954).
· Não tem classificação própria na CID, mas, sim uma combinação de classificações que envolvem a cegueira e a surdez.
7 – Física – Paralisia Cerebral
· A Paralisia Cerebral passou a ser conceituada como encefalopatia crônica não evolutiva da infância que, constituindo um grupo heterogêneo, tanto do ponto de vista etiológico quanto em relação ao quadro clínico, tem como elo comum o fato de apresentar predominantemente sintomatologia motora, à qual se juntam, em diferentes combinações, outros sinais e sintomas. (ROTTA, N. T. Paralisia cerebral, novas perspectivas terapêutica. Jornal de Pediatria. Sociedade Brasileira de Pediatria. Vol. 78, Supl.1 , 2002 -http://www.scielo.br/pdf/jped/v78s1/v78n7a08.pdf).
· Classificação na CID: G80 - Paralisia Cerebral Infantil - e subclassificações que vão de G80.0 à G80.9
8 – Física – Cadeirante
· A deficiência física é uma alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoplegia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções. (http://portal.saude.gov.br)
· Pode decorrer de lesões como, por exemplo, paralisia cerebral, lesão medular, distrofias musculares, esclerose múltipla, etc.
· Não tem classificação na CID por não se tratar de doença, mas sim, de uma condição.
9 – Física – Outros
10 – Síndrome de Down
· É uma condição genética na qual existe um material cromossômico excedente ligado ao par de número 21 e por isso também é chamada de trissomia do 21. As pessoas com a síndrome de Down apresentam, em conseqüência, retardo mental (de leve a moderado) e alguns problemas clínicos associados.
· As crianças com síndrome de Down possuem algumas características físicas específicas, que podem ser observadas pelo médico para fazer o diagnóstico clínico. Nem sempre a criança com síndrome de Down apresenta todas as características. Algumas podem ter poucas, enquanto outras podem mostrar a maioria das características da síndrome.
· A síndrome de Down é causada por um acidente genético que ocorre em média em 1 a cada 800 nascimentos.
· Diferentemente dos 46 cromossomos que constituem o material genético de cada célula do corpo humano, a criança com síndrome de down possui 47 cromossomos, devido ao material cromossômico excedente ligado ao cromossomo 21. Por isto também é chamada trissomia do 21.
· O diagnóstico da síndrome de Down é realizado pelo médico, que utiliza exames citogenéticos para confirmação do quadro.
· Não existe um tratamento específico para síndrome de down a fim de reverter a trissomia do cromossomo 21. O tratamento engloba, na verdade, uma série de medidas para tratar os problemas clínicos decorrentes da síndrome e também uma série de medidas de estimulação precoce e inclusão para aproveitar todo o potencial da criança com síndrome de Down.
11 – Deficiência Mental
· Na CID-10: F70 – F79 – Retardo Mental – e subcategorias
· No Portal da Saúde do governo federal (http://portal.saude.gov.br) a deficiência mental é caracterizada como um funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como:
a) comunicação;
b) cuidado pessoal;
c) habilidades sociais;
d) utilização da comunidade;
e) saúde e segurança
f) habilidades acadêmicas;
lg) azer; e
h) trabalho
· No DSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), da Associação Americana de Psiquiatria, o quadro é descrito como Retardo Mental e tem a mesma conceituação daquela adotada pelo Portal da Saúde do governo federal. O DSM-IV é descritivo e não estabelece classificações como a CID-10.
· O Sistema 2002 da AAMR (American Association on Mental Retardation) influenciou a descrição e a classificação, respectivamente do DSM IV e da CID-10. Em 2007, a partir da revisão do sistema 2002, a AAMR transformou em AAIDD (American Association on Intellectual and Developmental Disabilities) e introduz a noção de Deficiência Intelectual “uma incapacidade caracterizada por limitações significativas tanto no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, que abrange muitas habilidades sociais cotidianas e práticas. This disability originates before the age of 18. Essa deficiência se origina antes da idade de 18 anos.” (http://www.aaidd.org)
· É daí que se origina o termo Deficiência Intelectual, incorporado nos debates atuais, e que não foi atualizado nos sistemas internacionais descritivos e classificatórios (DSM e CID) e, consequentemente, nos registros nacionais como a publicação “AEE – Deficiência Mental” e o cadastro da PRODESP no campo “NEE”.
· A publicação “AEE – Deficiência Mental”, do Ministério da Educação, menciona que a “deficiência mental constitui um impasse para o ensino na escola comum e para a definição do Atendimento Educacional Especializado, pela complexidade do seu conceito e pela grande quantidade e variedades de abordagens do mesmo (2007, p. 14).
CATEGORIAS DO TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO
20 – Autista Clássico
Transtorno global do desenvolvimento caracterizado por: a) desenvolvimento anormal ou alterado, apresentando perturbações características do funcionamento das interações sociais, comunicação, comportamento focalizado e repetitivo, acompanhada por manifestações inespecíficas como fobias, perturbações da alimentação, crises de agressividade e auto-agressividade – classificação CID: F84.0, Autismo Infantil, ou F84.1, Autismo Atípico.
21 – Síndrome de Asperger
Transtorno caracterizado por uma alteração qualitativa das interações sociais, semelhante à observada no autismo, com um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo; diferencia-se do autismo por não ser acompanhado de retardo ou deficiência da linguagem ou da cognição – CID: F84.5
22- Síndrome de Rett
Perda parcial ou completa de linguagem falada, perda de marcha e do uso das mãos – classificação CID: F84.2
23 – Transtorno Desintegrativo da Infância
· É uma subcategoria do transtorno global do desenvolvimento seguido de um período com perdas manifestas das habilidades anteriormente adquiridas;
· É caracterizado por uma perda global do interesse com relação ao ambiente, condutas motoras estereotipadas, repetitivas e maneirismos e de uma alteração do tipo autístico da interação social e da comunicação;
· Demência infantil, psicose, síndrome de Heller – classificação CID: F84.3
CATEGORIA ALTAS HABILIDADES
30 – Altas Habilidades/Superdotação
· Crianças superdotadas em idade pré-escolar constituem um grupo heterogêneo em termos de interesses, níveis de habilidades, desenvolvimento emocional, social e físico (Cline & Schwartz, 1999).
· Uma criança superdotada pode apresentar leitura precoce, porém ter dificuldade em manipular um lápis, pois suas habilidades motoras não estão totalmente desenvolvidas.
· A habilidade superior demonstrada por essa criança pode ser resultado de uma estimulação intensa por parte das pessoas significativas de seu ambiente.
· Ao atingir a idade escolar, o desenvolvimento dessa criança pode se normalizar e ela passar a apresentar um desempenho semelhante aos alunos de sua idade.
· Dentre as características mais comumente encontradas em crianças superdotadas em idade pré-escolar destacam-se (Cline & Schwartz, 1999; Lewis & Louis, 1991): http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/superdotacao.pdf
• Alto grau de curiosidade
• Boa memória
• Atenção concentrada
• Persistência
• Independência e autonomia
• Interesse por áreas e tópicos diversos
• Aprendizagem rápida
• Criatividade e imaginação
• Iniciativa
• Liderança
• Vocabulário avançado para a sua idade cronológica
• Riqueza de expressão verbal (elaboração e fluência de idéias)
• Habilidade para considerar pontos de vistas de outras pessoas
• Facilidade de interagir com crianças mais velhas ou com adultos
• Habilidade para lidar com idéias abstratas
• Habilidade para perceber discrepâncias entre idéias e pontos de vista
• Interesse por livros e outras fontes de conhecimento
• Alto nível de energia
• Preferência por situações/objetos novos
• Senso de humor
• Originalidade para resolver problemas